domingo, 17 de outubro de 2010

Por que o trem de nariz não perde a "reta" em um pouso?




Bom, caros leitores, depois de um tempo sem postar estou voltando com assunto bem interessante.

Para manter a roda do avião centralizada alinhada durante um pouso, existe um componente que é responsável por essa centralização e um para o alinhamento do trem. Imagine durante um pouso o toque no solo saia bem forte. O que evita a descentralização de trem de pouso é um ressalto que fica dentro do amortecedor. A palavra ressalto pode ser substituída por ondulação.




RESSALTO



No momento do toque o ressalto (ondulação) superior encaixa no inferior, fazendo que o trem não perca sua centralização. "Mas Lucas, e depois que amortecedor retorna a sua posição normal e o ressalto desencaixa. O que mantém o alinhamento?" Ai entra em cena as tesouras. Elas são visíveis, pois todo o trem de pouso possui tesouras.





TESOURA


Esses componentes são ligados e articulados. Uma se prende no cilindro do amortecedor e a outra no pistão. Elas são as responsáveis por manter o trem de pouso alinhado.


Agora vamos imaginar que esse pouso mencionado anteriormente foi feito em uma pista de terra. Logicamente a vibração vai ser muito maior. O que vai amenizar essa vibração para não causar danos no trem? Uma coisa chamada Shimmy. O Shimmy nada mais é que um amortecedor, porém, ele amortece a vibração que o trem de pouso recebe numa corrida de decolagem, pouso ou taxi.
Espero que tenha sido claro.

2 comentários:

  1. Show de bola Risali!!
    Explicação didática e simples!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Metering Pin? Pode ser essa a resposta tbm, pois ele vai montado dentro do Inner Cylinder, servindo de guia para o Outer...

    ResponderExcluir