Todos nós ja conhecemos a aeronave T-25 Universal I. Ela é a primeira a ser pilotada pelos cadetes na Academia da Força Aérea em Pirassununga. Pois é, na década de 70 foi projetado um aprimoramento do T-25, o YT-25B Universal II. Ele é diferenciado do antecessor, pois possui 3 pás na hélice (tri-pá), e trocou o motor Lycoming 10-540k de 30oHp de 6 cilindros do T-25 pelo IO-720 de 400Hp de 8 cilindros, além de ter um nariz maior para a brigar tal motor. Foi feito apenas 1 protótipo dessa aeronave que veio a fazer o 1º voo em 1978. Mas porque ela não foi fabricada em grande escala? Devido a FAB na mesma época emitir um novo conjunto de especificações, necessitando de uma aeronave mais avançada. Devido essas especificações, o projetista Joseph Kovacs (mesmo projetista do YT-25B) "criou" o Embraer 312 ou T-27 Tucano, maior sucesso da Embraer na década de 80. Hoje o YT-25B é usado como aeronave orgânica (a serviço do órgão) no PAMA-LS.
Foram fabricados 2 unidades (1830 e 18310, O "1830" acidentou pouco tempo atras. Trabalhei com essas aeronaves no PAMA LS na década de 80.
ResponderExcluir