domingo, 7 de novembro de 2010

Como o avião faz curvas?

O principal responsável pelo avião fazer suas curvas no céu é um componente chamado Aileron. Ele se localiza na ponta da na asa, no bordo de fuga (parte onde o ar passa por último), e atua aumentando ou diminuindo a sustentação na asa. Não entendeu? Bom suponha que o piloto fará uma curva para a direita. Primeiramente ele gira o manche para a direita, após isso esse movimento será transmitindo para o aileron através de cabos ou sistemas hidráulicos (vai depender da aeronave) e os Ailerons recebem o comando do piloto. No caso de curva para direita o Aileron direito sobe diminuindo o a sustentação da asa direito, já o Aileron esquerdo desce aumentando a sustentação da asa esquerda. E o que isso resulta? O avião inclina para direita. Vide imagem abaixo que você irá entender.


O aileron é o principal componente pela curva do avião, porém existem aeronaves que usam outros recursos para fazer esse tipo de trabalho. Essas usam o Spoiler e outro aileron que fica na raiz da asa. Essas aeronaves que usam esse auxilio, voam a velocidades próximas do som como Boeing 747. Mas porque elas não usam só os ailerons? Porque as condições de voo próximas do som são muito diferentes ao voo em baixas velocidades, existem alguns fenômenos em altas velocidades que fazem os engenheiros adotarem esses auxílios. Um desses fenômenos faz o Aileron de ponta de asa se tornar ineficiente em altas velocidades, entrando entra em ação o da raiz da asa. E o Spoiler? O Spolier tem a principal função de frear o avião no ar, pois ele aumenta o arrasto e diminui a sustentação. Com essa idéia de diminuir a sustentação os engenheiros o usam para também para realizar curvas. Como? Ora, já que ele diminui a sustentação da asa quando o piloto faz curva pra esquerda o Spoiler da asa esquerda levanta quebrando a sustentação naquela asa e inclinando o avião.


Nessa imagem podemos ver de seta amarela o aileron de ponta de asa, de seta rosa o Spoiler sendo atuado no momento em que o avião faz curva para esquerda, e de seta azul o aileron da raiz da asa. Só queria esclarecer que a seta azul é um exemplo que ali PODE ser o aileron, pois não sei o modelo dessa aeronave.



Espero que tenham gostado!

6 comentários:

  1. Muito bom, Risali.
    Só uma observação: em aviões de alta performance os spoilers são utilizados somente nas curvas em que a aeronave já está com a velocidade baixa, e não porque eles são de alta velocidade, como você explicou.

    Isso porque com a velocidade menor o aileron, por ter uma superfície reduzida, não consegue produzir arrasto suficiente para "abaixar" a asa. Assim o spoiler da asa contrária a da curva (a que abaixa), é deflexionado.

    Abs

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  2. Olá,

    Tudo bom? Seguinte, a pouco tempo estou acessando o blog "Manual da Aviação", que é blog de excelente conteúdo. Eu gostaria de fazer uma parceria com o meu blog e o seu, o meu é o "Init Page". Seu blog ainda já está em minha lista de blogs parceiros. Gostaria desta parceria para que ambos possamos ter mais um meio de divulgação dos nossos blogs. Aguardo resposta.

    Abraço

    Matheus
    http://initpage.blogspot.com

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  3. Parabéns pela iniciativa, isso ajuda muito as pessoas que estão começando a aprender; assim como eu. Estou no terceiro período de ciencias aeronáuticas na puc-go e ainda não fiz nem a banca de pp mas esotu no caminhando pra isso... já as horas aí a coisa vai pegar $$$ rsrsrs
    Valeu e abraço

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  4. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno25 de junho de 2012 às 18:04

    Lucas,
    Sua explicação serve para aeronaves grandes e pesadas, como de passageiros, carga, transporte, etc. Nessas aeronaves faz-se curvas suaves, de baixas velocidades, portanto, usa-se os ailerons e/ou os spoilers apenas com o diferencial de sustentação. Para aeronaves menoress e mais ágeis, só esses componentes das asas não são suficientes, e se usam do leme direcional, que fica no estabilizador vertical. Esse, assim como o leme de um navio, desvia o ar que passa por ele para a direção que se deseja fazer a curva, aumentando o arrasto. Mesmo as aeronaves grandes o utilizam quando precisam fazer uma curva com raio menor, mais fechada, e/ou mais rápida, porém, esse tipo de curva causa um certo desconforto aos passageiros/tripulação. Em aeronaves supersônicas é comum não se usar nem as superfícies das asas, nem o leme de direção. Usa-se os ailerons para rolar a aeronave sobre seu eixo longitudinal, colocando-a de lado, e puxa-se o manche, utilizando os profundores, normalmalmente usados, quando em voo nivelado, para cabrar (subir) a aeronave, mas como esta está de lado, ela vira para o lado que se pretende. Já com a proa apontada pra direção que se deseja, endireita-se a aeronave utilizando os ailerons para rolá-la novamente e deixá-la nivelada. A superfície, ou as superfícies usadas para se fazer curva depende da atitude da aeronave, mas a principal superfície primária de controle, responsável para se fazer curvas em aeronaves, é o leme direcional. Claro que há excessões, como o bombardeiro furtivo aos radares B-2 SPIRIT, que não possue empenagem (estabilizadores horizontais e verticais), sendo que para fazer curva se usa de ailerons fendidos, que se dividem em duas partes, podendo abrir, uma parte articulando para cima, outra para baixo, criando um arrasto sem que a asa se abaixe, pois isso pode prejudicar num bombardeamento, quando esta deve permanecer nivelada. Espero ter ajudado. Abraço a todos.

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