Calma, a sempre um buraquinho no fim do túnel.
Acontecimento: Em alguma oficina desse mundo o mecânico querendo ser um cara legal, dá uma chance ao estagiário de colocar um parafuso em uma longarina (principal membro estrutural da asa). Com um sorriso de canto a canto na cara o mesmo se dirige para fazer a manutenção. Com pouco conhecimento que tem, e dando uma de mecânico experiente, faz uma força excessiva e espana a rosca interna do buraco e a rosca do parafuso. E AGORA, QUEM PODERÁ DEFENDER-LO? A resposta é simples: NINGUÉM. Primeira coisa a fazer é falar com seu responsável sobre o acontecido, pois mesmo que ele te der um "esporro", você não pode de forma alguma tentar consertar do seu jeito, pois o acidente pode ser fatal com essa aeronave.
Mesmo que o parafuso seja caro infelizmente temos que condená-lo, pois levaria muita mão de obra para tentar refazer a rosca do parafuso e o trabalho também não ficaria 100%.
Mas e ai, joga fora a longarina por causa de um buraco com rosca espanada? Não, graças a deus alguém inventou o HELICOIL.
Helicoil é nada mais nada menos que uma molinha que substituirá aquela rosca espanada que o estagiário fez.
Existem alguns passos a ser seguidos para colocá-lo na peça:
1º Passo: Antes de tudo o mecânico tem que selecionar um helicoil que tenha a espessura da rosca interna da mesma espessura da rosca do buraco.
2º Passo: Agora ele pegará uma furadeira com uma broca comum com uma escala maior que a rosca espanada e aplicará no buraco para acabar de desfazer da rosca danificada.
3º Passo: Pegando uma broca chamada de Macho da mesma espessura da parte externa do helicoil, ele aplicara no buraco liso para fazer uma rosca nesse buraco. Nessa rosca que o helicoil irá encaixar.
4º Passo: É o momento de colocar o helicoil no buraco agora com uma nova rosca com uma ferramenta especial. Quando ele chegar até o fundo, dê uma batida com um martelo para o mesmo travar no buraco e CHANRAAAM, a rosca da longarina está recuperada!!
Mensagem ao estagiário: Se não sabe fazer não faça, esse serviço ai pode durar um dia inteiro de serviço e gera atraso na entrega da aeronave (Famoso AOG)
Abraço galera!!!
Muito bom.
ResponderExcluirMais uma aula de manutenção.
Parabens
Lucas, não conhecia seu blog até hoje.....
ResponderExcluir... acessei-o através do blog do Matheus (INIT Page) e já me inscrevi como seu seguidor.
Parabéns pelas postagens.
Sou aluno aqui em Santa Catarina tanto de MMA quanto de PP, assim como, escolhi os dois cursos para adquirir mais conhecimento na aviação. Confesso que prefiro a carreira da manutenção.
Também possuo um blog desde agosto de 2009 e já admito aqui que irei "pinçar" algumas postagens suas lá para o meu espaço, pois as achei muito interessante (claro que com a devido citação).
Bom, grande abraço e sucesso,
Heinz Burda Filho
blog