domingo, 24 de outubro de 2010

Vida útil da peça


Estive conversando com alguns profissionais na aviação sobre por que as vezes trocamos uma peça na aeronave de acordo com o manual, sendo que essa peça ainda está em boas condições de uso? Um exemplo são as correias trocadas do helicóptero schweizer que ainda coseguem fazer seu trabalho por mais tempo que determinado no manual.

Bom, o fabricante que determina o tempo de uso fazendo uma programação. Com base nessa programação o mecânico faz a manutenção preventiva. Mas o fabricante quando faz a aeronave, não tem idéia onde ela vai operar. Pode ser no calor intenso do nordeste ou no frio rigoroso do Alasca. Por esse motivo o fabricante coloca no manual entre 25% a 50% do que a peça pode operar. Exemplo: a correia de schweizer que é trocada a 250 horas, na verdade possui condições de ser usada até 1000 horas.

Algumas semanas atrás, eu visitei o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), la também conversei com alguns mecânicos e me disseram que a FAB não cumpre o plano de manutenção feito pelo fabricante nas aeronaves que o parque é homologado a fazer a manutenção. Eles têm o plano de manutenção próprio para aquela aeronave. Por que Lucas? Porque a FAB sabe os climas, lugares, tempos, regiões onde essa aeronave vai operar. Mas a exceções como o Lear-35 que a FAB manda para manutenção em empresas particulares como Líder Taxi Aéreo.

Agora vocês entendem que não é desperdício de peça. ;-)

2 comentários:

  1. Lucas,

    Meu nome eh Joao Paulo e estou cursando o curso tecnico em Manuntençao de aeronaves. e um amigo me mostrou seu blog, e fiquei impressionado com a sua sabedoria no assunto...
    E lembrando que eu tive a FELICIDADE de ver de perto esse motor da foto ai ... o famoso PT6 de fluxo reverso e turbina livre ^^
    espero aprender bastante com este blog, obrigado

    ResponderExcluir
  2. Só ressaltando que lá em cima não tem acostamento, e no caso de uma peça quebrar em voo por qualquer que seja o motivo e quase impossivel advinhar o que aconteceria ao evento seguinte, aqui na Aviação Naval os mecanicos trabalham a luz do manual e ele é de caracter mandatório. abração

    ResponderExcluir