segunda-feira, 11 de abril de 2011

Guri e sua Bequilha

O Aeromot AMT-600 "GURI"(para saber mais sobre ele, click aqui) é uma aeronave de asa baixa, triciclo, que mete muita raiva em toda pessoa que ja à taxiou. Por que? Porque a bequilha do Guri não é controlada pelo mesmo comando do leme de direção, e sim pelos freios diferenciais. Quando taxiava o Guri de Porto Nacional sembre "batia boca" com o instrutor, porque ele sembre dizia, "Menos freio moço, menos freio", mas não dava. A filha da mãe da bequilha criava muita tendência, ou seja, se apertaçe muito o freio direito ela tinha tendência para a direita e custava a voltar para a esquerda, ai você tinha que dar "porrada" com o pé no freio esquerdo pra tirar a tendência. Nessa hora que o instrutor torrava a paciência, mas não adiantava, nem ele conseguia (kkk). Imaginem como é na corrida de decolagem. O interessante é que mesmo esse tipo de controle parecer obsoleto, as aeronaves modernas da Cirrus também tem bequilha loca.

Fiz um vídeo decolando de Porto Nacional(SBPN), onde mostra o quanto é ruim manter o eixo da pista devido a bequilha. Notem que no início da corrida de decolagem saio totalmente para a esquerda devido a tendência.



Vale resaltar que essa bequilha interfere e muito na operação da aeronave, porque toda vez que o piloto freia para tirar a tendência, mais energia ele perde na corrida para decolar, ou seja, consome mais pista.

2 comentários:

  1. Cara que saudades de voar...

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  2. Cmdt Marcelo
    Cara, nao e so a trequilha loca do guri que incomooda... na verdade a corrida de decolagem dele, mais parece um taxi na pista, essa trequilha loca nao incomoda em nada em aeronaves de alta performance como o cirrus e a familia dos Rvs... Abraço

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