quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ja ouviram falar de Separador de Inercial?

O separador de partículas inercial é um sistema que separa partículas(FOD) do duto de admissão de ar do motor.

Existem vários tipos de separadores, mas nos motores aeronáuticos como o P&W PT-6, esse sistema nada mais é que uma tela com pequenos orifícios que evita a passagem da sujeira para o motor.

O separador não é ligado durante todo voo, apenas na hora do taxi da aeronave. Por quê? Porque a tela não impede a passagem de ar, mas o limita em grande quantidade. Momentos como decolagem que a aeronave precisa de toda potência, o separador não pode estar ligado, pois o motor precisa sugar muuuito ar. E no pouso? Também não aconselhável, pois se a aeronave fizer uma arremetida, vai ter uma garantia de alta potência.

Interessante que no vídeo abaixo o comandante do Bandeirante no garimpo só desliga depois de ter iniciado a corrida de decolagem. Por quê? Porque ele decola de uma pista de terra, então tem sujeira em excesso, mas mesmo assim ele desliga quando ganha certa velocidade.



3 comentários:

  1. Fala Risali,muito bom esse vídeo.
    Eu toa estudando PP teórico e vou explorar um pouco teus conhecimentos aqui.
    Grato!Maj Guerra Fabv
    Guerra/SBSJ

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  2. Risali,nessa região,o voo é controlado?
    Guerra/SBSJ.

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  3. Cara,tem que ser piloto fd na decolagem e pouso,ainda mais em garimpo...
    Bem que vc merece uma pepita...rsrsr.

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