O separador de partículas inercial é um sistema que separa partículas(FOD) do duto de admissão de ar do motor.
Existem vários tipos de separadores, mas nos motores aeronáuticos como o P&W PT-6, esse sistema nada mais é que uma tela com pequenos orifícios que evita a passagem da sujeira para o motor.
O separador não é ligado durante todo voo, apenas na hora do taxi da aeronave. Por quê? Porque a tela não impede a passagem de ar, mas o limita em grande quantidade. Momentos como decolagem que a aeronave precisa de toda potência, o separador não pode estar ligado, pois o motor precisa sugar muuuito ar. E no pouso? Também não aconselhável, pois se a aeronave fizer uma arremetida, vai ter uma garantia de alta potência.
Interessante que no vídeo abaixo o comandante do Bandeirante no garimpo só desliga depois de ter iniciado a corrida de decolagem. Por quê? Porque ele decola de uma pista de terra, então tem sujeira em excesso, mas mesmo assim ele desliga quando ganha certa velocidade.
Fala Risali,muito bom esse vídeo.
ResponderExcluirEu toa estudando PP teórico e vou explorar um pouco teus conhecimentos aqui.
Grato!Maj Guerra Fabv
Guerra/SBSJ
Risali,nessa região,o voo é controlado?
ResponderExcluirGuerra/SBSJ.
Cara,tem que ser piloto fd na decolagem e pouso,ainda mais em garimpo...
ResponderExcluirBem que vc merece uma pepita...rsrsr.