quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Chumbo nas Velas

Boa Pessoal! Desde Maio sem escrever nada aqui no blog. Como alguns sabem estava no estado do Tocantins concluindo meu PP(Piloto Privado), e não tinha condição de fazer nenhuma postagem.

Quando estava no Tocantins tive a oportunidade de trabalhar de auxiliar de manutenção, participei de algumas revisões do avião do aeroclube(Aeromot AMT-600). Umas dessas revisões foi a de 100 horas que constituía de uma revisão de 50 horas mais trem de pouso. Como assim? Na revisão de 100 fizemos tudo que se realiza na revisão de 50 mais check do trem de pouso da aeronave.

Quando tiramos a vela do motor(Responsável pela centelha) constatamos chumbo, coisa até normal de se encontrar, mas assustamos com a quantidade de chumbo encontrado. Em motores a pistão pode-se acumular chumbo no cilindro devido vários fatores, alguns deles são: excesso de sujeira, excesso de combustível na mistura, alta temperatura na queima entre outros. Mas o que pode acontecer com a presença de chumbo na vela? O chumbo é um metal, sendo metal ele é condutor de energia. a centelha é uma faísca criada devido a alta diferença de voltagem nos eletrodos da vela. Não entendeu? Vamos lembrar um fogão de cozinha com acendimento automático, quando você liga o gás e aperta no botão de dar a faísca, aparece um pequeno "raiozinho" ao lado da boca do fogão. Pois é, é a mesma coisa na vela do motor. Agora, olhem a foto abaixo:

O chumbo é aquela "sujeira" no eletrodo direito.


O excesso de chumbo pode juntar os 2 eletrodos fazendo com que o combustível não seja queimado.
Resumindo: o motor pode parar. (Trágico não?)

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