sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Atenção com simulados para a prova ANAC e as "pegadinhas".


Pessoal primeiramente gostaria de agradecer o grande número de acessos no primeiro dia de blog, e dos elogios e críticas que tenho recebido.

Nessa postagem gostaria de tratar um assunto muito importante com vocês. Praticamente todos os alunos que vão fazer a prova da ANAC, seja ele comissário, piloto, mecânico e etc, para reforçar os estudos estes fazem simulados distribuídos livremente na internet ou em livros. Gostaria de chamar a atenção dessas pessoas, pois muitas questões podem haver algum erro ou podem ser muito confusas a ponto de fazer a pessoa errar.

Como exemplo desse assunto tenho uma questões que eu fiz e constatei que hove erro e outra que foi muito confusa.

A 1º está no livro Aeronaves e Motores do Jorge M. Homa, que é usado pela maioria dos pilotos e mecânicos onde a famosa pegadinha pode tirar de você, 1 ponto na prova. A questão é a seguinte:

27) O sistema de freagem antiderrapante serve para:
a) aumenta o atrito do pneu com o solo
b) controlar o avião quando houver derrapagem
c) evitar travamento ou parada das rodas na freagem
d) todas acima

Bem como pode ver a letra B está incorreta porque o sistema antiderrapante não deixa a roda travar evitando a derrapagem do pneu. Pensando nisso ja eliminamos a D, e constatamos que a C está correta. E qual a pegadinha na alternativa A? A palavra "aumenta".

Os sistemas antiderrapantes originaram o sistema de freio ABS em automóveis. Esse sistema funciona da seguinte forma: No freio da aeronave possui sensores. Esses sensores estão ligados a um comando eletrônico em que numa freagem brusca, o sensor envia antes de a roda travar um sinal para o comando eletrônico que alivia a pressão no freio evitando o travamento da roda e o descontrole da aeronave, mantendo a aderência ou aproveitando o atrito com o solo. Então na verdade o antiderrapante não aumenta e sim MANTÉM o atrito do pneu com o solo.

A outra questão está nos simulados online em que você pode fazer grátis ou não. Nela encontrei um erro, mas o que me levou a constatar que a resposta certa do site não batia com o que está escrito na apostila Regulamento de Tráfego Aéreo Piloto Privado do Prof. Soares, também muito utilizada para ensino de novos pilotos. A questão era:


Após receber autorização de plano de voo, as aeronaves tem quanto tempo para solicitar acionamento?
a) 10min
b) 45min
c) 20min
d) 5min



Na apostila que tenho, afirma que a aeronave tem 5 minutos para chamar o controle solo para acionamento após ter recebido autorização de plano de voo, marcando alternativa D, PORÉM quando terminei a prova nesse site, percebi que errei a questão, pois para o sistema do site a resposta certa é 10 minutos. Bom, eu não tenho como afirmar 100% que estou certo pois ainda não contactei um profissional especializado nessa área para tirar essa dúvida, pois essa informação pode ter sido mudada.

Então pessoal peço a vocês que quando acontecer essas situações, tire a dúvida com profissionais da área, outros livros e até mesmo com seus "colegas de curso", pois 1 ponto perdido na prova da ANAC, pode te da muuuiita dor de cabeça!

7 comentários:

  1. Pelo que vejo o site está errado, são 5 mim.

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  2. Sou piloto, a resposta certa é 5 minutos.

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  3. sou atendente de balcão e a resposta é 5min

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  4. so que esse acionamento não é na segunda posição, quando ele aciona o solo? ai seria 10 min.

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    1. Até hoje não vi nada no regulamento falando de 10 min. Se vc achar posta aqui pra gente ;-)!

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    2. e ai lucas blz
      esa resposta dos 10 minutos voce encontra no livro de regulantos do bianchi.
      valew
      muito bom teu blog

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  5. 5 min pra acionar os motores depois mais 5 para solicitação de taxi..no caso ae é 5 mesmo!

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