segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CTM?????




Bom pessoal, hoje vou comentar com vocês um dos postos que um mecânico de manutenção de aeronaves (MMA) pode ocupar dentro de uma empresa que presta serviço de manutenção de aeronaves.


Muitos vivem dizendo por ai que o MMA é aquele cara que só anda com mãos sujas de óleo, trabalha nas condições extremas de clima como chuva, neve, calor intenso... Mas isso é mentira Lucas? Sim, pois há aquele mecânico que trabalha de roupa social e dentro de uma sala com ar condicionado (vida boa hein). Ele é o CTM. CTM significa "Controle Técnico de Manutenção". O CTM é o cara que faz o CTM, entendeu? É meio confuso, mas essa pessoa que presta serviço de CTM acabou também sendo chamado de CTM.

O CTM é comumente chamado de coração de uma oficina. Todo o serviço que entra e sai passa pela mão desse profissional. Resumindo o trabalho do CTM e tomando como exemplo, imaginem que vocês precisem fazer uma manutenção do seu avião, logicamente vocês iram mandar para uma oficina homologada a fazer manutenção no seu avião. Chegando à oficina antes de começar o trabalho, o CTM é responsável por checar o mapa de controle do seu avião. Este mapa é uma planilha que contém todas as horas em que sua aeronave necessita para realizar uma manutenção, e onde estará documentado se já foi feito alguma manutenção nessa aeronave mostrando com que horas foi feita. Após checar o mapa, o CTM vai redigir uma Ordem de Serviço (OS), que é o documento da imagem abaixo onde serão listados os serviços a serem executados e os que foram executados na sua aeronave. A OS é muito importante, pois com ela é que o mecânico irá realizar a manutenção da sua aeronave, e nela é que o mecânico e o inspetor irão assinar.

O CTM também é responsável por cuidar de toda a parte burocrática da oficina garantindo que a empresa opere de acordo com as normas contidas nos RBHAs.

Normalmente a pessoa trabalha na parte de controle técnico não possui o CHT, apenas o CCT, pois essa área é muito burocrática fazendo com que o CTM não participe da manutenção NA aeronave, e sim controlando o serviço nela feito.

Bom, espero que tenham entendido um pouco do trabalho do CTM.

4 comentários:

  1. Olha só o Cara, dando uma de professor. Tá bom, mostra que tá endendo a matéria direitinho né. Parabéns e vamo pra Porto Nacional!

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  2. Oi Lucas,
    Seu Blog está bem limpo e com informações interessantes, continue nessa linha que ele vai crescer.

    Um abraço,

    Lito

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  3. Olá, poderia me informar onde posso fazer curso de CTM

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  4. Anthonyo, para se tonar CTM não é necessário fazer curso, normalmente você tem que ter uma noção de trabalho em escriotório em geral e preferencialmente um Mecânico!

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