quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Se eu subir, consumo mais. Como assim?



Pois é, me deparei com essa questão quando estava fazendo exercício de navegação IFR no curso de PC.

O exercício falava que minha aeronave mantinha Mach .72, e no primeiro trecho voava no FL330 consumindo 9000lbs, no segundo trecho voava no FL250 consumindo 8000lbs. Quando li isso minha cabeça deu um reviravolta (rsrs), perguntei meu professor e matei a pane. O que ocorreu é que minha aeronave mantinha o mesmo nº de Mach em ambos os níveis, e a VAV (Velocidade Aerodinâmica Verdadeira) quando eu estava no FL330 era maior do que no FL250, ou seja, estou mais rápido e consumindo mais.

Bom, a pane foi sanada, mas ai eu pensei, "As aeronaves de linhas aéreas que voam em nº Mach, voam mais alto para consumir menos querosene, mas se eles voarem alto consumirá mais mantendo o Mach de cruzeiro", só que as companhias aéreas padronizam em sua operação um "Nº de Mach Econômico" para cada Nível de Voo.

Resumindo: Para cada FL tem um Nº de Mach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário